ATIVIDADE DE REVISÃO
1.
Cada sólido pode ser obtido através de uma representação no
plano, por exemplo através de uma representação numa folha de cartolina. A essa representação chamamos planificação do sólido. No quadro seguinte algumas das
figuras representam planificações da superfície fronteira de poliedros. escreva o nome de alguns sólidos geométricos estudados.
A: ________________________________ E: ________________________________
B:________________________________ F: ________________________________
C: _______________________________ G: ________________________________
2. Para lermos os números devemos separá-los em classes e em ordens. Observe a leitura do número 3 303 010.
Ele é lido e escrito por extenso desta forma: Três milhões, trezentos e
três mil e dez. Decomponha esse número
em classes no Quadro Valor de Lugar.Escreva os números 54.680, 7.850.632
e.56.231.230.123 no quadro abaixo. Depois escolha um deles e escreva por
extenso, na linha:
CLASSES DOS
BILÕES
|
CLASSES
DOS MILHÕES
|
CLASSES
DOS MILHARES
|
CLASSES DAS UNIDADES SIMPLES
|
||||||||
centena
|
dezena
|
unidade
|
centena
|
dezena
|
unidade
|
centena
|
dezena
|
unidade
|
centena
|
dezena
|
unidade
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
OS arredondamentos são muito úteis no nosso dia-a-dia, pois
muitas vezes basta conhecer um valor
aproximado para tomar decisões. Arredonde
para a ordem mais próxima os números em
destaque abaixo.
257_________ 1.531___________ 593____________
782_________ 1.237___________ 179____________
Nome da criança
|
Luana
|
Túlio
|
Igor
|
Vitor Hugo
|
Clara
|
Adriana
|
Número de pontos
da 1a partida
|
42
|
39
|
47
|
45
|
53
|
60
|
Número de pontos
da 2a partida
|
45
|
50
|
41
|
54
|
44
|
30
|
Número total de
pontos
|
87
|
89
|
88
|
99
|
97
|
90
|
3.
Número ordinal indica ordem são números usados para assinalar uma posição numa sequência
ordenada: primeiro, segundo... Observe o número de pontos obtidos por algumas crianças em duas partidas
de um jogo e complete a tabela.
Escreva o nome das
crianças, de acordo com o total de pontos.
1o ____________________ 2o _____________________ 3o _____________________
4o ____________________ 5o _____________________ 6o ____________________
4.
Observando a tabela, responda:
a- Quem fez mais
pontos na primeira partida?
_______________________________________________________________________
b- Quem fez menos
pontos na primeira partida?
_______________________________________________________________________
c- Qual foi a
diferença de pontos entre o primeiro e o último colocado durante a primeira
partida?
_______________________________________________________________________
5.
Na sua forma mais simples, adição combina
dois números (termos, somandos ou parcelas). Efetue as operações e
coloque o nome dos termos.
a) 233 + 165 =
b) 140 + 676 =
c) 534 + 282 =
d) 107 + 65 =
e) 328 + 834 =
f) 209 + 39 =
6.Subtração: Ato ou efeito de subtrair, diminuir, tirar de outro
número parcela, quantia etc.; Resolva as situações problemas envolvendo adição
e subtração. Veja os preços das televisões e responda:
TELEVISÃO TELEVISÃO
R$ 320,00
R$ 1.560,00
Qual é a diferença entre os preços?
________________________________________
Se fossem vendidas as duas televisões quanto
se gastaria?
_____________________________________________
b)
Qual
é a diferença de uma subtração cujo minuendo é 834 e o subtraendo 459?
Cálculo
______________________________________________
c)
No
estoque de uma papelaria, havia 3 472 cadernos, 1 285 lápis e 723 borrachas.
Quantos cadernos havia a mais que lápis? Cálculo
_____________________________________________
Quantas borrachas havia a menos que lápis?
_____________________________________________
d)
Antônio
saiu de casa com 46 reais no bolso. Quando precisou pagar uma conta, percebeu
que havia perdido parte de seu dinheiro, pois só tinha 29 reais.
Cálculo
_______________________________________________
7. A adição é
uma propriedade onde juntamos os elementos de dois os mais conjuntos, formando
um novo conjunto. Identifique a propriedade usada, relacionando
as colunas:
(A) Propriedade
Associativa (
) 150 + 0 = 150
(B) Propriedade
Comutativa (
) 6 + (14 + 2) = 22
(C)
Propriedade do Elemento Neutro (
) 87 + 9 = 9 + 87
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