pró kal criatividades

sexta-feira, 11 de abril de 2014

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS I UNIDADE

Claudiane Carmo                      Valor: 3,0       Obtive: _______
AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS I UNIDADE
“Diga-me e eu esquecerei. Ensina-me e eu me lembro.Envolva-me e eu aprendo.”
 (Benhamim Franklin)


QUEM TEM MEDO DE FANTASMA?

No domingo, lá vou eu com meus pais visitar um castelo imenso, grande até demais.
Logo na chegada um homem diz:
- Bom dia!
- Esse é o guia do castelo- diz meu pai -, que vai nos mostrar tudo o que há de belo.
Primeiro ele fala de toda aquela gente retratada nos quadros. E eu penso comigo: “Parece que estão de castigo”.
A visita prossegue por mil salas mais ou menos iguais. Eu já não aguento mais!
Saio a procurar algo mais interessante. Abro uma porta e, no meio da escuridão, vejo um ponto brilhante.
Desço um degrau de uma escada, mas volto a subir, pois tenho medo de cair.
A porta bateu, que azar! Não há meio de alguém escutar.
Fico assustado e ouço berros: “Há! Há! Há!” Que risada malvada!
Vejo então um pássaro branco a voar...
Mas não é pássaro, gente! É um fantasma, feito de puro osso, dos pés ao pescoço.
O fantasma avança e diz com voz cavernosa:
- Criança feiosa! Há! Há! Há!
Que horror, fujo cheio de pavor.
Ele vem atrás de mim e se põe a gritar “ Desta vez você não escapa!”
Vou me esconder neste baú, que sorte! E vou trancá-lo por dentro, bem forte!
Penso que estou sozinha, mas sinto uma coceguinha. È o fantasma que não desgruda de mim, abro o baú e é um correr sem fim!
Paro e tiro da mochila os tomates que sobraram do almoço para o fantasma estourar.
Muito esforço faço para me livrar desse fantasma.
De repente ouço outra voz:
- que barulho é esse ai na sala?
E eu penso aterrorizada: “ Mais um fantasma veloz?” Então perco as forças e a fala.
Mas quem aparece é o guia.
- Socorro, ,eu senhor, me ajude a pegar um fantasma! Morro de pavor!
Minha mãe me olha, espantada!
- Fantasma? Que coisa disparatada!
Eu digo na maior agitação:
- Eu vi! Juro que vi! Mas ele desapareceu de repente.
Meu pai sorri e dá a explicação:
-É um fantasma, quando vê gente, some de medo rapidamente.

Adaptação do livro uem tem Medo de Fantasma, de Fanny Joly e Jean- Noél Rochut.
                Tradução: Mônica Stahel e Irani B. Silva. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Scipione, 1994.

1.    Texto  “ Quem tem medo de fantasa” é um conto de terror e tem a intenção de passar o sentimento de medo para os leitores. Leia o texto e responda:

a)    O  texto fala de alguém que tem medo. Quem é? E medo de que? (0,2) (____)
(        ) A menina, medo de cobra.
(        ) O pai medo de fantasma.
(        ) A menina medo de fantasma.  
b)           Copie do texto uma frase que comprove sua afirmação de quem tem medo. (0,3) (____)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)            A menina já não aguentava mais fazer o passeio pelo castelo. O que ela fez? (0,3) (___)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d)    Com que a menina confunde o fantasma? (0,2) (____)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Aprendemos o que é encontro consonantal e encontro vocálico. Agora retire do texto: (0,3) (_____)
3 ENCONTRO CONSONANTAL
3 ENCONTRO VOCÁLICO








3.    Vamos arquivar na nossa cabeça como devemos usar algumas (MAL E MAU),  Agora , complete as frases com as palavras mal ou mau. (0,6)  (____)
a) Ele está passando _______________________.
b) Ela é _______________ funcionária. Sempre chega atrasada.
c) Estou ouvindo ___________. Pode aumentar o som?
d) Acho que esta história está muito ____________ contada!
e) O professor considera um __________ hábito ler histórias em quadrinhos.
f) Não se deve praticar o ______________.

4.            Adjetivo é a palavra variável em gênero, número e grau que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, estado, modo de ser ou aspecto. Complete a cruzadinha usando adjetivos:  (0,5) (____)
1. Menino que tem coragem, menino ___________________________
2. Boletim da escola, boletim ___________________________
3. Filme que assusta,filme ___________________________
4. Aquele que tem preguiça é ___________________________
5. Revista da semana, revista ___________________________
6. Festa do mês de junho, festa ___________________________
7. Queijo de minas, queijo ___________________________
8. Pagamento de conta feito por mês, pagamento ___________________________
9. Quem tem carinho por outra pessoa é ___________________________  

5.            Já a Locução adjetiva é a expressão formada de preposição + substantivo (ou advérbio), com valor de adjetivo. transforme os adjetivos em locução adjetiva. (0,4) (____)

 Matutino: ______________________________ terrestre: _______________________________ 
angelical: _______________________________ aquático _______________________________ 


  1. Escolha duas locuções adjetivas e forme duas frases. (0,2) (____)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________


BOA SORTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário