pró kal criatividades

sexta-feira, 11 de abril de 2014

PROJETO ESCOLAR: OS CONTOS QUE ENCANTAM AS CRIANÇAS- Era uma vez... A BELA E A FERA

Projeto: “Os contos que encantam as nossas crianças”.                                                                                   
Subprojeto: Era uma vez...  A BELA E A FERA
Turma: 5º Ano
Pró: Claudiane Cunha
JUSTIFICATIVA
       Através deste projeto pretende-se resgatar os contos de fadas e fábulas que estão um pouco ausentes da vida escolar e também de algumas crianças. Pretende-se também estimular através destes o hábito da leitura nos alunos do 5º ano da Escola Olavo Bilac.
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 5º ano da Escola Olavo Bilac .
OBJETIVOS:
Geral:
       Aprender que a leitura também é um instrumento para a aprendizagem e que introduzida de forma prazerosa, com ferramentas lúdicas permite às pessoas explorarem mundos diferentes dos seus reais ou imaginários, que as aproximam de outras pessoas e de suas ideias, que as converte em exploradores de um universo que é construído com a imaginação.
Específicos:
- Levá-los a refletir sobre os componentes que são comuns à maioria dos contos de fadas;
- Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto pela leitura;
- Despertar a criatividade e imaginação;
- Incentivar a produção de textos;
- Compreender o que lê;
- Possibilitar a vivência de emoções, do exercício da fantasia e da imaginação;
- Desenvolver a expressão verbal;
METODOLOGIA
         O projeto será desenvolvido com atividades de:
- Leituras da história: silenciosa, individual, , em grupos, assistir o filme ( A Bela e a Fera) dramatização, conversas formais e informais ;
- Interpretação oral dos textos trabalhados;
- Produção da leitura através do reconto;
- Dramatização, história cantada.
RECURSOS UTILIZADOS
- Livros, DVDs, revistas, jornais, papéis, tintas, T.N.T, papéis coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, embalagens diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, lã, vídeo, aparelho de som, livros de literatura, CD.
CRONOGRAMA
16 de setembro á 04 de outubro .
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
       O início do projeto deu-se através de uma conversa informal sobre as histórias infantis.
       Os alunos falaram sobre as histórias que já conheciam e diante disso citaram-se alguns temas de contos e escolheu-se um. (A Bela e a Fera).
1ª Etapa: Apresentação do Projeto de Era uma vez..., deixando claro para o grupo o que estaremos estudando, qual o propósito comunicativo, tempo de duração, produto final, levantando os conhecimentos prévios a respeito do conto escolhido clássicos que já ouviram, leram, que mais gostam etc.
            Assistir o conto a Bela e a Fera em DVD. Depois distribuir o texto “O que é narrar” e juntos destacar elementos de uma narrativa.
2ª Etapa: Após leitura fazer a reescrita, organizar a sequência narrativa da história chamando a atenção para a coerência do texto.
3ª Etapa: interpretação do conto.  
4ª Etapa: Leitura, canto e interpretação da música ( Sentimentos).
 5ª Etapa: Confeccionar arte referente o conto escolhido.      
6ª Etapa: Leitura da peça e ensaios periódicos. 
7ª Etapa: Criação de história em quadrinho sobre A Bela e a Fera.
PRODUTO FINAL:
Vale resaltar que são vários mini projetos dentro de um projeto por isso haverá dois dias para as apresentações finais.
AVALIAÇÃO
      Realizada durante o tempo do projeto, pois a criança desenvolve todos os dias, através de um gesto, da fala, do seu desenho, da sua maneira de se relacionar. Por isso é que a avaliação foi no decorrer no Projeto todo e não só no final.





Nenhum comentário:

Postar um comentário