Projeto: “Os
contos que encantam as nossas crianças”.
Subprojeto: Era uma vez... A BELA E A FERA
Turma: 5º
Ano
Pró:
Claudiane Cunha
JUSTIFICATIVA
Através deste projeto pretende-se resgatar os contos de fadas e fábulas
que estão um pouco ausentes da vida escolar e também de algumas crianças.
Pretende-se também estimular através destes o hábito da leitura nos alunos do
5º ano da Escola Olavo Bilac.
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 5º ano da Escola Olavo Bilac .
OBJETIVOS:
Geral:
Geral:
Aprender que a
leitura também é um instrumento para a aprendizagem e que introduzida de forma
prazerosa, com ferramentas lúdicas permite às pessoas explorarem mundos diferentes
dos seus reais ou imaginários, que as aproximam de outras pessoas e de suas ideias,
que as converte em exploradores de um universo que é construído com a
imaginação.
Específicos:
- Levá-los a refletir sobre os componentes que são comuns à maioria dos contos de fadas;
- Levá-los a refletir sobre os componentes que são comuns à maioria dos contos de fadas;
- Provocar
a curiosidade e consequentemente, o gosto pela leitura;
-
Despertar a criatividade e imaginação;
-
Incentivar a produção de textos;
-
Compreender o que lê;
-
Possibilitar a vivência de emoções, do exercício da fantasia e da imaginação;
-
Desenvolver a expressão verbal;
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido
com atividades de:
- Leituras da história: silenciosa, individual, ,
em grupos, assistir o filme ( A Bela e a Fera) dramatização, conversas formais
e informais ;
-
Interpretação oral dos textos trabalhados;
-
Produção da leitura através do reconto;
-
Dramatização, história cantada.
RECURSOS UTILIZADOS
- Livros, DVDs, revistas, jornais, papéis, tintas, T.N.T, papéis
coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, embalagens
diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de
cera, canetinhas hidrocor, lã, vídeo, aparelho de som, livros de literatura, CD.
CRONOGRAMA
CRONOGRAMA
16 de setembro á 04 de
outubro .
DESENVOLVIMENTO
DO PROJETO
O início do projeto deu-se
através de uma conversa informal sobre as histórias infantis.
Os alunos falaram sobre as
histórias que já conheciam e diante disso citaram-se alguns temas de contos e
escolheu-se um. (A Bela e a Fera).
1ª Etapa: Apresentação do
Projeto de Era uma vez..., deixando claro para o grupo o que estaremos
estudando, qual o propósito comunicativo, tempo de duração, produto final,
levantando os conhecimentos prévios a respeito do conto escolhido clássicos que
já ouviram, leram, que mais gostam etc.
Assistir
o conto a Bela e a Fera em DVD. Depois distribuir o texto “O que é narrar” e
juntos destacar elementos de uma narrativa.
2ª Etapa: Após leitura fazer
a reescrita, organizar a sequência narrativa da história chamando a atenção
para a coerência do texto.
3ª Etapa: interpretação do
conto.
4ª Etapa: Leitura, canto e
interpretação da música ( Sentimentos).
5ª Etapa: Confeccionar arte referente o conto escolhido.
6ª Etapa: Leitura da peça e
ensaios periódicos.
7ª Etapa: Criação de
história em quadrinho sobre A Bela e a Fera.
PRODUTO FINAL:
Vale resaltar que são vários mini projetos dentro de um projeto por isso
haverá dois dias para as apresentações finais.
AVALIAÇÃO
Realizada durante o tempo do projeto, pois a criança desenvolve todos os dias,
através de um gesto, da fala, do seu desenho, da sua maneira de se relacionar.
Por isso é que a avaliação foi no decorrer no Projeto todo e não só no
final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário